O Brasil comemora a Década da Educomunicação
Participe, publicando sua produção nas redes sociais, entre 4 e 11 de dezembro!
TWITRADAR #viradaeducom
Entre 2001 e 2011, com a difusão das pesquisas sobre a interface comunicação/educação no contexto dos estudos sobre as práticas sociais voltadas ao pleno exercício do direito de expressão na América Latina, multiplicaram-se, pelo Brasil, programas e projetos identificados como “educomunicativos” a partir da perspectiva defendida pelo NCE-USP.
A quantidade, a abrangência e, sobretudo, os resultados obtidos por tais projetos - alguns dos quais se converteram em políticas públicas – nos permitem afirmar que o período se caracteriza como a “Década da Educomunicação”.
Centenas de milhares de agentes culturais, comunicadores, educadores, produtores de mídia, profissionais ligados à área de tecnologias aplicadas à educação, além de crianças e jovens, estão envolvidos em projetos educomunicativos em todo o território nacional.
A partir desta análise, convidamos todos os que comungam com esta interpretação, a se unirem à celebração daDécada da Educomunicação (2001-2011), postando nas redes sociais, entre 4 e 11 de dezembro, as produções realizadas entre 2001 e a presente data.
O objetivo é o de que todos nós possamos contar com um acervo de produções em áudio e/ou em vídeo, elaboradas a partir dos pressupostos metodológicos próprios da educomunicação, com as conquistas que julgamos significativas em nossos respectivos espaços ou projetos.
Para que isso ocorra, optamos por utilizar o Facebook, o Twitter e o Youtube, para facilitar tanto a postagem das peças, quanto o acesso posterior a este acervo on-line.
Facebook
No caso do Facebook, acesse a página ViradaEducom e compartilhe a sua experiência, tanto em vídeo ou foto quanto em texto.
Twitter
No caso do Twitter, sugerimos que todos usem como hashtag (#) a expressão #ViradaEducom, seguida do título que identifique a(s) produção(ões) de determinado grupo ou projeto.
Youtube
No Youtube, propomos que se use a expressão ViradaEducom como palavra-chave. Neste caso, existem duas maneiras de integrar esta postagem coletiva:
Obrigatoriamente, a tag ViradaEducom deve aparecer como palavra-chave no campo que descreve a produção incorporada ao Youtube.
De forma opcional, mas recomendada, a tag pode também aparecer no próprio título da produção (ViradaEducom + seu título).
Com estas providências, quando o internauta buscar por ViradaEducom encontrará facilmente as produções dos educomunicadores que participaram da celebração da Década da Educomunicação.
Um bom trabalho para todos!
Prof. Ismar de Oliveira Soares - Coordenador do NCE-USP
Prof. Carlos Lima - Coordenador do Programa de Educomunicação da Prefeitura de São Paulo
Jornalista Lilian Romão - Diretora Executiva da ONG Viração Educomunicação
Jornalista Alexandre Sayad - Secretário Executivo
Prof. Carlos Lima - Coordenador do Programa de Educomunicação da Prefeitura de São Paulo
Jornalista Lilian Romão - Diretora Executiva da ONG Viração Educomunicação
Jornalista Alexandre Sayad - Secretário Executivo
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